Agendando sua vida no Android

Olá, seres estranhos!

Meu nome é Danilo Aguillar, e sou o segundo – e último – integrante dessa nova criatura da blogosfera. Já escrevi junto com o Michel em nosso antigo blog, o Miztureba, e agora queremos recomeçar com o To de Bacon a Vida.

Ao longo do tempo, vocês perceberão que meus textos irão focar mais em tecnologia, que é sobre o que gosto de escrever e fazer da vida, mas não liguem se encontrarem algum texto sobre um assunto randômico, pois eu também gosto de divagar sobre outras coisas que não estejam do lado virtual da vida :).

Portanto, obviamente, este primeiro texto falará sobre uma das coisas que mais utilizo e adoro na tecnologia: o Android.

Imagem daqui

Este ano eu comecei a fazer faculdade, mais precisamente eu comecei a fazer faculdade à distância, e preciso dizer: não é fácil!

Se você não tiver disciplina e organização, consegue transformar tudo em um inferno em uns 3 dias. Trabalhos, matérias para estudar, assuntos para comentar em fóruns são só algumas de minhas responsabilidades agora que recomecei meus estudos.

E eu nunca fui o tipo de pessoa organizada, principalmente se tratando de estudar.

Com a quantidade de coisas para fazer e pouco tempo para administrar, tive que dar um jeito de colocar tudo o que precisava em uma agenda e achar uma melhor forma de gerenciar tudo aquilo.

Pensei em tentar da forma tradicional, com uma agenda de papel e uma caneta, mas pra mim não dá certo. De todas as vezes que tentei usar uma agenda, deu errado… Eu esquecia a agenda em casa, esquecia de anotar o que tinha de fazer, esquecia de olhar para ver se tinha algo a fazer no dia (já comentei que sou muito esquecido?), enfim, simplesmente não dava certo.

Foi aí que lembrei que meu amado Android tem uma agenda (Ah, vá! Sério?), e resolvi tentar. Afinal de contas, eu nunca saio de casa sem meu celular e já faço praticamente tudo nele quando estou longe do meu notebook: leio emails, acesso redes sociais e, claro, jogo alguns joguinhos para passar o tempo. Era difícil dar errado dessa vez.

Comecei anotando tudo que precisava, e com o tempo fui aperfeiçoando com alguns aplicativos e widgets. Agora eu não sei mais o que é estudar sem meu celular, com todas as minhas atividades controladas, todas as minhas aulas marcadas, tudo com data limite e me avisando antecipadamente o que preciso fazer.

E, claro, não poderia deixar de passar a você a receita que deu muito certo comigo:

Você vai precisar de 3 aplicativos, sendo que um deles já vem por padrão no Android: Agenda, Agenda Widget e Any.DO.

Na agenda nativa do Android, eu marco tudo o que preciso. O horário das aulas que tenho toda semana, eu marquei uma vez só e coloquei para se repetir semanalmente, assim não preciso me preocupar até o fim do semestre, quando as aulas mudarem. As atividades que tenho que entregar, eu marco sempre no dia limite para a entrega, e configuro para o alarme tocar num determinado horário de manhã, pois as atividades podem ser entregues até as 23:59 do dia limite.

Agora vem a hora do aplicativo Agenda Widget. Eu tinha tudo marcado na agenda, tudo bonitinho e organizado, mas como eu marcava a data final da entrega das atividades, se eu esquecesse de alguma, só seria notificado no dia da entrega. E se fosse uma atividade complexa, que exigisse um bom tempo de dedicação? Não daria muito certo…

O Agenda Widget funciona da seguinte forma:  Ele lista as minhas marcações para o dia atual e para os próximos dias, tudo no meu desktop, ou seja, se eu tenho uma atividade para entregar daqui a dois dias, eu consigo ver através do widget e já ir me preparando para essa atividade bem antes. Lindo, não é?

Além do Widget ter muitas – muitas mesmo! – opções de configuração: Cor geral do Widget, cor da fonte, tamanho da fonte, cor dos sinalizadores de eventos… Dá pra deixar do jeito que quiser para combinar com seu tema e wallpaper.

Para você entender melhor, dá uma olhada no screenshot que tirei logo abaixo:

O último aplicativo é o Any.DO. Eu não uso ele com muita freqüência, mas às vezes ele ajuda muito, principalmente também por causa do seu widget disponível. O Any.DO é um simples aplicativo “To-Do”, aqueles aplicativos em que você faz uma lista do que tem que ser feito no dia e, após terminar a tarefa, risca ela da lista.

Eu já havia tentado usar um desses aplicativos antes, mas não me dei muito bem, justamente porque esquecia de olhar no aplicativo o que faltava para fazer, mas o Any.DO tem um widget que deixa sua lista bem na sua cara no desktop. Fica bem difícil esquecer de olhar o que tem de ser feito uma vez que ele fica visível o tempo todo.

Essas são pequenas dicas que podem salvar sua vida em relação à organização diária. Tudo isso me ajuda muito e consegui – enfim – virar uma pessoa mais organizada :).

Ah, só uma dica final, o aplicativo Agenda Widget é disponível nas versões free e paga, mas a paga é bem melhor, e você consegue baixá-lo de grátis pelo GetJar!

Até mais, galera!

Etiquetado , ,

Frite o Bacon!